Itanhaem 2017 muito mais que noticias.

Festa reúne cultura cigana em Itanhaém a partir do dia 19 de maio

Por: Litoral 24 horas 10/05/2017 22:54

 

 

LUCIANA DARA, DE ITANHAÈM

Este mês a cultura cigana estará em destaque em Itanhaém. Entre os dias 19 a 21 de maio acontecerá o 
7º Encontro da Cultura Cigana de Itanhaém. A festa será realizada na Praça Nossa Senhora do Sion, no Suarão, das 14 às 22 horas.

A programação contará com apresentações de bandas ciganas, danças culturais, procissão, exposições e oráculos. O evento é em homenagem ao Dia do Cigano, comemorado em 24 de maio, dedicado à padroeira Santa Sara Kali. A entrada é gratuita, porém os participantes podem contribuir doando um quilo de alimento não-perecível, que será encaminhado ao Fundo Social de Solidariedade.

Durante os três dias, o público poderá prestigiar exibições de danças ciganas, do ventre e de grupos de comunidades da Cidade. Além disso, haverá exposições de artesanatos ciganos e artistas da região. No dia 20, a partir das 19 horas, será realizada a procissão na mesma região. Informações pelo telefone (11) 99463-7514.

COBERTURA LITORAL 24 HORAS
O evento iniciará com a apresentação ao vivo do programa "Caminhos Ciganos" da litoral 24 horas, com Luciana Dara, e prosseguirá nas principais atividades e apresentações musicais:
Dia 19: Show de Raul Carneiro (músicas ciganas e interpretações livres)
Dia 20: Apresentações de danças diversas, missa e procissão à Santa Sara Kali
Dia 21: Apresentação de "Petrovitch Show" - Músicas tradicionais ciganas de todo o mundo e autorais.

 

DIA NACIONAL DO CIGANO – Foi instituído em 25 de maio de 2006, por meio de decreto presidencial, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da história e da identidade cultural brasileira. No calendário cigano, o dia 24 de maio é dedicado à Santa Sara Kali. Se tornou Lei Municipal (3.771/2012), projeto reivindicado pela comunidade cigana, encaminhado pelo Vereador Valdir Gonçalves Mendes, sempre apoiado e promulgado por Marco Aurélio Gomes, então presidente da Câmara Municipal.