Itanhaem 2017 muito mais que noticias.

Comdema realiza ações para preservar o meio ambiente

Por: Litoral 24 horas 19/04/2017 16:58

Comdema realiza ações para preservar o meio ambiente

Itanhaém possui 27 km de praia e 300 km² de Mata Atlântica. É cheia de belezas naturais, portanto, cuidar e preservar o meio ambiente é uma questão muito importante no Município. A Cidade possui um órgão específico para cuidar do ecossistema: trata-se do Comdema, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, um órgão consultivo, deliberativo, normativo, recursal e de assessoramento da Prefeitura de Itanhaém. Ele realiza reuniões frequentes com seus membros a fim de debater diversos assuntos referentes ao tema.

 

O Comdema possui 22 membros, sendo 11 representantes do Poder Público Municipal e 11 representantes da Sociedade Civil. Desde janeiro deste ano foram realizadas três reuniões, onde foram debatidos diversos assuntos e atos foram oficializados.

Entre as principais atividades do órgão em 2017 estão a indicação de representante para o Grupo de Apoio que acompanha os trabalhos da implantação do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista; as alterações nos procedimentos de Compensação de Árvores Isoladas, além da aprovação para a realização de eventos, como a 1º Pedalada Ambiental.

Outras questões que contaram com a aprovação do Comdema foram a atuação da Fiscalização Ambiental, o Sistema Municipal de Geoprocessamento e o Projeto Microplástico, que faz uma análise da distribuição e quantificação do microplástico na Praia dos Pescadores.

Além da Pedalada Ambiental, o Comdema aprovou também a realização de outros dois eventos: um concurso de fotografia com a temática ambiental e um evento sobre pesca responsável.

REUNIÕES – Os encontros geralmente ocorrem na última terça-feira de cada mês. A próxima reunião acontecerá no dia 28 de abril, com início às 8h30 e tratará de alguns assuntos principais, como a divulgação do 1º Relatório de Dados do Programa ‘Munícipio Verdeazul’ e a apresentação do Inventário de Arborização Viária do Município de Itanhaém.

As reuniões acontecem no Centro de Pesquisas do Estuário do Rio Itanhaém, que fica na Rua Dom Sebastião Leme, nº 195, no Jardim Ivoty.

COMDEMA – Criado em 1º de setembro de 1989, pela Lei Municipal nº 1.550, o órgão é consultivo, deliberativo, normativo, recursal e de assessoramento da Prefeitura Municipal de Itanhaém, em todas as questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação, reabilitação e melhoria do meio ambiente natural e construído da Cidade. O Comdema é vinculado à Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.