Itanhaem 2017 muito mais que noticias.

Sob desconfiança, Santos inicia luta pelo tetracampeonato da Libertadores

Por: Ataide dos Santos 11/03/2017 10:20

Sob desconfiança, Santos inicia luta pelo tetracampeonato da Libertadores

Entre os clubes brasileiros que disputam a Libertadores deste ano, apenas o Santos pode terminar o torneio com o tetracampeonato, isolando-se, se isso acontecer, como o maior vencedor do Brasil. Mas a desconfiança cerca a equipe, que inicia esta caminhada nesta quinta-feira, contra o Sporting Cristal, em Lima, às 21h45 (de Brasília).

 

Ricardo Oliveira e Lucas LIma, Santos (Foto: Divulgação/Santos FC)Ricardo Oliveira e Lucas Lima voltam ao time na Libertadores após se recuperarem fisicamente (Foto: Divulgação/Santos)

Atual vice-campeão brasileiro, o elenco comandado por Dorival Júnior era colocado como um dos favoritos à conquista de títulos na temporada. A estreia, numa goleada por 6 a 2 sobre o Linense, no Paulista, reforçou essa impressão.

Desde então, porém, o desempenho não se repetiu. Derrotas nos clássicos contra São Paulo e Corinthians e no duelo com a Ferroviária em casa criaram pressão sobre atletas e comissão técnica – o Santos está fora da zona de classificação de seu grupo no Paulistão.

Vaias na Vila Belmiro, cobranças nas redes sociais e a invasão de um grupo de torcedores organizados ao CT Rei Pelé precederam esta semana em que o Santos retorna à Libertadores após cinco anos – a última participação foi em 2012, quando alcançou as semifinais, um ano após conquistar o tricampeonato. Além do clube alvinegro, apenas o São Paulo tem três taças da competição entre os brasileiros, mas o rival do Morumbi não disputa o torneio neste ano.

– Não começamos o ano da maneira como a gente esperava. Acho que nada melhor do que dar a volta por cima do que um jogo como esse (contra o Cristal). É nossa principal competição na temporada – afirmou o lateral Victor Ferraz.

+ Qual time é melhor: Santos de 2011 ou de 2017? Especialistas analisam
+ Agora é vc quem decide o melhor: o time tricampeão ou a equipe atual?

Renato - Santos (Foto: Ivan Storti/Divulgação SFC)Renato é outra aposta do técnico Dorival Júnior para melhor o Peixe: experiência (Foto: Ivan Storti/Divulgação/Santos)

 

A principal arma de Dorival para vencer o Sporting Cristal e o receio dos torcedores é a volta de seus três principais jogadores, recuperados de lesões. Renato, Lucas Lima e Ricardo Oliveira estarão em campo no estádio Nacional, juntos pela primeira vez no ano, cenário comemorado pelo restante do elenco.

Em Lima, o treinador vai manter o esquema utilizado contra o Corinthians, no último sábado, com dois zagueiros (Cleber e David Braz), Renato ao lado de Thiago Maia e Lucas Lima de volta ao meio, com Vitor Bueno na ponta. Ricardo Oliveira retoma a vaga de Kayke.

Pelo tetra, o Santos terá que passar pelo que Dorival considera o grupo mais difícil da Libertadores. Além do Cristal, atual campeão peruano, o time tem pela frente o The Strongest e a altitude de La Paz, além do Santa Fe, que venceu o Torneo Finalización, o segundo turno do Colombiano, em dezembro.

+ Em 1959, um jovem Pelé foi ao Peru apresentar o Santos ao mundo

Próximo adversário: Sporting Cristal
Local: Estádio Nacional de Lima, no Peru
Data e horário: quinta-feira, 21h45 (de Brasília)
Escalação provável: Vladimir; Victor Ferraz, David Braz, Cleber e Zeca; Renato, Thiago Maia e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira
Desfalques: Vanderlei (fratura no dedo), Léo Cittadini (fissura em osso do joelho), Gustavo Henrique e Luiz Felipe (ruptura de ligamentos do joelho)
Arbitragem: José Argote apita o jogo, auxiliado por Carlos Lopez e Luis Murillo (todos da Venezuela)
Transmissão: Fox Sports
Tempo Real: GloboEsporte.com, a partir das 20h30