Itanhaem 2017 muito mais que noticias.

Por um mundo compartilhado

Por: Litoral 24 horas 28/09/2015 10:46

Por um mundo compartilhado

O papa Francisco e a cantora colombiana Shakira, cada um no seu estilo, ocuparam o mesmo palco na última sexta-feira e emitiram coincidentes mensagens de paz e solidariedade para uma plateia planetária. Ambos fizeram suas manifestações na sede das Nações Unidas, em Nova York, e coincidiram num ponto principal: o ser humano pode, sim, construir um mundo melhor, compartilhado por todos, sem fome nem miséria.

Foi enfático o líder da Igreja Católica, que aproveitou os 70 anos da ONU e uma assistência qualificada, formada por cerca de 150 chefes de Estado e de governo de todos os continentes, para classificar como irresponsável a gestão econômica global, guiada pela ambição de riqueza. O Papa condenou duramente o lucro indiscriminado de organismos financeiros que não estão submetidos ao interesse coletivo e defendeu a regulação desses organismos. Aproveitou, ainda, o momento de grande visibilidade para renovar a pregação em defesa do meio ambiente, lembrando que a sede de poder e a propriedade material sem limites favorecem a miséria, destroem a biodiversidade e ameaçam a própria existência da espécie humana.

Foi precisa e contundente a cantora Shakira ao interpretar para o mesmo público a canção Imagine, de John Lennon, que evoca um mundo sem fronteiras nacionais, sem religiões, sem ganância, sem fome — "sem nada por que matar ou morrer".

Ambos foram aplaudidos de pé pelos assistentes e pelas autoridades presentes. Resta saber se as mensagens de paz e as críticas serão absorvidas por homens e mulheres que detêm o poder de influenciar o destino de milhões de pessoas. Nem a pregação social do líder religioso nem o canto emblemático da artista devem esgotar-se com os aplausos, pois contêm ensinamentos que podem mesmo ser aplicados na construção de uma sociedade planetária mais justa e mais igual.

E esta não é uma tarefa apenas dos governantes. Todas as pessoas podem contribuir com exemplos, ideias e ações nesta cruzada pela proteção do ambiente e pela justiça social.